TODOS CANTAM SUA TERRA, TAMBÉM VOU CANTAR A MINHA
             
             

Serra, cujo nome inicial era Nossa Senhora da Conceição da Serra foi uma aldeia construída para abrigo dos índios Temininós, sob o comando do cacique Maracajá-Guaçu, pai do índio Araribóia. A instalação da aldeia data de 8 de dezembro de 1556. Contribuiu muito na organização da aldeia o Jesuíta Brás Lourenço, que veio de Portugal junto com o Padre Anchieta.

Essa tribo era emigrante do Rio e vivia na região onde hoje é a Ilha do Governador e aqui contou com a simpatia e o prestígio de Vasco Fernandes Coutinho que ali os acomodou e sempre convidava o cacique Maracajá-Guaçu e seu filho Araribóia para os eventos oficiais da Capitania.

Em 1752, por carta régia, a aldeia foi elevada a freguesia mas isso somente se consolidou em 1769, depois de construída a Igreja Matriz. Em 1822 foi elevada a vila. Em 19 de agosto de 1833 foi instalado o município da Serra, desmembrado que fora do município de Vitória. Em 1875 é elevada à categoria de cidade.

A Serra obteve a atenção do País e visibilidade internacional pela produção de abacaxis, tanto pela quantidade produzida como pela qualidade dos frutos.

A partir de 1960 começou o desenvolvimento de sua fase industrial. Em 1963 foi contemplada com o Porto do Tubarão e em 1969 o CIVIT (Centro Industrial de Vitória), assim chamado pelo fato de a Serra constituir região metropolitana da Grande Vitória. Em 1976, teve início a construção da CST – Companhia Siderúrgica do Tubarão – hoje Arcelor Mittal.

O litoral da Serra é muito bonito e suas praias mais conhecidas são Manguinhos, Jacaraípe, Nova Almeida, Bicanga e Carapebus.

O Mestre Álvaro, relevo de destaque nacional, é um ponto de referência do município e principalmente de cidade da Serra.

Outra referência nacional (e até internacional) da Serra é a igreja dos Reis Magos situada no alto de Nova Almeida, monumento histórico que foi visitado por personalidades ilustres como o Naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1818); o Pintor francês François Biard (1858); D. Pedro II, dentre tantas personalidades.

O município da Serra é rico em folclore com destaque especial para a congada e o maculelê.

Toda a riqueza do folclore serrano se faz presente na festa de São Benedito que começa no dia 25 de dezembro e vai até o dia 27, com puxada do navio ao som da congada.

O município da Serra ainda nos oferece ainda opções de esporte diferenciada como campo de golf, kartódromo, autódromo (fórmula BKR) Hipódromo.

LOJAS DO GRANDE ORIENTE

Aníbal Freire nº 1913

Caridade e Esperança nº 2620

Grão Mestre Francisco Murilo Pinto nº 3396

Luz do Planalto nº 2331

União Vigilância e Perseverança nº 3315

       
             
           
             
 
Esta página tem a pretenção de homenagear os municípios do Estado do Espírito Santo. Foi a forma que encontrei para atender a uma sugestão do Ir.'. Edson que, de outra forma, gostaria de ver enaltecido o nosso Estado. A ele (meu padrinho) minha homenagem. Dada à pobreza bibliográfica e a exiguidade de tempo, vamos falar sobre um Município a cada mês. A fonte será sempre a internet com sustentação maior em Wikipédia, IBGE e Governo do Estado do Espírito Santo. Por favor, não deixem de apresentar críticas e de dar sugestões de melhoria.
Começamos por Vila Velha porque foi por aí que começou o Estado do Espírito Santo.
 
             
  Clique nos títulos abaixo para visualizar o conteúdo:  
             
     
 
.

Rua Dometilio Calezani, 205 – Jardim Limoeiro - Serra – ES – CEP: 29.193-100
e-mail: arls2331@gob-es.org.br

© Copyright - Loja Maçônica Luz do Planalto - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por ARCO Informática - www.arcoinformatica.com.br

Ir.: Daladyer W. Borges Morandi - daladyer@gmail.com